15.10.08

PEDRO E A LUA



Quinta-feira, março de 2008. Durante um papo entre amigos alguém pergunta: vocês já viram a lua hoje? Alguns respondem que sim, que está enorme e bela como nunca, outros falam de sua luminosidade... No meio das adjetivações Pedro diz: - Eu nunca mais vi a lua! Aquela declaração soou como uma bomba aos ouvidos dos presentes naquele ambiente. Como seria possível alguém não prestar atenção a tal aparição num cenário lindo como o que se desenha a cada noite de lua cheia na nossa ilha maravilha? Aquela só podia ser mais uma das frases debochadas do nosso amigo Pedro. Mas não era. Aquele rapaz, quase um jovem senhor, às vésperas do seu casamento se dividia entre três empregos e os trabalhos extras realizados para tornar possível um sonho que já não era só seu e sim de todos nós.

Pedro, que largava o seu último emprego por volta das 2 da madrugada, acordava cedo e um pouco antes das 7 da matina já enfrentava o trânsito pré-caótico da cidade para apanhar a sua amada em casa e deixá-la no trabalho.

Vinte e poucos anos, esguio e um exemplo de elegância como pessoa, passava todas as manhãs dividindo-se entre seu emprego e os outros afazeres que, na época, estavam entre escolher vestidos com a noiva, contratar buffet, escrever para a nossa revista, fazer cerimoniais e contratar o carpinteiro para fazer a mobília do novo apartamento.

Na hora do almoço Pedro voltava a buscar a noiva para levar para almoçar, geralmente, na casa dos pais dele, onde várias vezes acabei filando o macarrão. Era engolir, beijo pai, beijo mãe e voltar voando pelo trânsito para deixar a sua companheira novamente no trabalho no horário certo.

Depois disso, Pedro, cansado e ofegante voltava para a sua sala e trabalhava em ritmo acelerado para finalizar todas as suas tarefas até o começo da noite, quando, mais uma vez, apanhava a sua amada no trabalho, a deixava em casa e no tempo que lhe sobrava entre o emprego do dia e da noite, sob o céu estrelado... Não! Ele não olhava a lua. Frequentemente neste meio tempo, Pedro aproveitava para fazer algum extra como mestre de cerimônia para comprar um espelho para o quarto, mais uns centos de salgadinho para o casamento ou pagar uma parcela do carro novo comprado recentemente. Depois disso sim, ele seguia para sua terceira jornada, mais uma vez correndo pelo trânsito e ofuscado pelas luzes dos carros e da cidade.

Pedro é um exemplo de jovem batalhador, com força de vontade, criatividade e profissionalismo, mas a rotina intensa e cruel tirava dele as belezas que a vida nos traz todos os dias. Acredito que realmente ele não via a lua há muito tempo. Talvez nunca tenha olhado diretamente para o sol a olho nu até superar o clarão e ver a esfera incandescente.

Terça-feira, 14 de outubro de 2008. Outro papo entre amigos no horário do cafezinho. Uma nova colega de trabalho perguntava se havíamos visto a lua da noite anterior.

- Lua cheia, lua linda. - Dizia ela
- Eu já disse que nunca olho a lua!– Respondeu Pedro com um tom de irritação, brincadeira e uma sutil frustração.

Aquilo bateu mal em mim. Não acreditava que a rotina continuava a engolir aquele homem que, naquele mesmo instante já desligava o seu computador e seguia para uma nova jornada em um trabalho esporádico em uma feira de negócios.

Quando me dirigia para casa resolvi parar e visitar a grande feira que ficava no meu caminho. Chegando lá, o que me soou familiar foi ouvir a voz do Pedro irradiada por todos os corredores do local, anunciando a programação oficial do evento.

Coincidentemente, dei de cara com ele em um dos corredores e, em uma conversa rápida, observei a linda lua que pairava sobre as torres da bela igreja que ficava no topo das escadarias da praça do evento e disse: - Olha ela ali!

Numa brecha entre os estandes, fios, cabos e placas do evento, cintilante no céu, enfim, Pedro viu a lua.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Olá John, John...
Que ´texto lindo, não sei o "porquê", mas me identifiquei bastante com o mesmo...acho que também não costumo olhar a lua...talvez seja isso.
Abraços, Carla (Maria - a companheira do Pedro)!!!!

quarta-feira, 15 outubro, 2008

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial